A festividade de Nossa Senhora de Nazaré prossegue na igreja matriz de São Francisco Xavier, em Barcarena-Sede, com várias atividades noturnas, incluindo as missas. São noites de louvor e oração, mas também de diversão e convívio social.
Nesta quarta-feira, 13, a igreja abre as portas pela manhã, às 9h, para a missa dos idosos e doentes. Também haverá missa às 18h. Na quinta-feira, haverá duas celebrações. A missa dos estudantes, às 9h, e a missa da noite presidida pelo bispo de Castanhal, dom Carlos Verzeletti.
Dom Carlos foi bispo auxiliar de Belém, antes de ser titular em Castanhal. Ele é conhecido na região por construir prédios suntuosos. As obras projetadas por dom Carlos chamam a atenção pelo tamanho e pela beleza.
Verzeletti é responsável pela construção da catedral de Castanhal e outros edifícios da Igreja no município. Ele também fez belas construções em Vizeu, onde atuou como pároco, antes de ser nomeado bispo pelo Vaticano.
O bispo construtor deve se impressionar com o santuário em construção de Barcarena. Na sexta-feira, a missa das 18h será presidida pelo padre Francisco Messias, atual pároco da igreja São João Paulo II.
No sábado pela manhã, será realizado o Círio das Crianças; à tarde, a Romaria da Juventude. Nesse dia, o celebrante noturno será o bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis. A festividade termina domingo, a missa presidida pelo padre Idaltino dos Prazeres.

CÍRIO
No último domingo (10), uma multidão participou da procissão do Círio de Nazaré, que saiu da comunidade São Pedro até a paróquia de São Francisco Xavier. Foram momentos de devoção e fé demonstrados nas ruas de Barcarena.
O bispo da diocese de Abaetetuba esteve na procissão. O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, e a vice-prefeita Cristina Vilaça também participaram da manifestação religiosa. A festa para a Virgem de Nazaré ocorre há 65 anos no município.

